DESCRIÇÃO

Técnica utilizada pela RPM SUL para análise do circuito elétrico de motores desenergizados, onde se aplica um sinal de baixa tensão através dos enrolamentos do motor e a partir da resposta deste sinal, mede vários parâmetros do circuito do motor. Já o teste energizado/on-line exibe por completo a assinatura elétrica do equipamento, e com base nos espectros de corrente e tensão podemos obter uma análise completa da condição elétrica e mecânica do motor em operação e também da qualidade de energia a ele atribuída. Conheça a linha de produtos MCA e ESA clicando aqui.

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O que é MCA e para que ela serve?

O Motor Circuit Analysis (MCA) é um método de teste desenergizado e pode ser realizado a partir do Painel Elétrico de Alimentação (CCM) ou diretamente no motor. A vantagem do teste a partir do CCM é que avalia TOTALMENTE o sistema do motor, incluindo as ligações e os cabos entre motor e Painel Elétrico.

Equipamentos e Medição

Os Instrumentos ALL-TEST PRO – MCA aplicam baixa tensão, ou seja, um sinal AC de modo não destrutivo através dos enrolamentos do motor e medem a resposta destes sinais. As falhas dos enrolamentos são indicadas por variações na resposta do sinal aplicado. Estas variações causam desequilíbrios na resposta medida. Assim, quando se mede um equipamento como motores trifásicos, geradores e transformadores, a resposta de cada fase é comparada com as outras duas.

O que é ESA – Assinatura Elétrica e para que ela serve?

A Análise de Assinatura Elétrica (ESA) é um método de ensaio energizado, onde as formas de onda de tensão e corrente são capturadas enquanto o motor estiver funcionando e depois – com a Transformada Rápida de Fourier (FFT) – uma análise espectral é realizada utilizando um software específico. Com esses dados são detectadas falhas relacionadas à energia de entrada, o circuito de controle, o motor e as tendências de carga acionada e de Manutenção Preditiva.

Análise e Informações Específicas

A análise ESA exige informações de placa de tensão do motor, velocidade de operação, corrente de plena carga e HP (ou KW), por exemplo. Além disso, informações podem ser inseridas como o número das barras do rotor e do estator e informações sobre os componentes de carga, como o número de dentes de uma caixa de engrenagens, para se obter uma análise mais detalhada e precisa. Os testes com equipamento energizado fornecem informações valiosas para motores de indução AC e DC, geradores, motores de rotor enrolado, motores síncronos, máquinas-ferramentas, motores, etc.

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